segunda-feira, 24 de maio de 2010

Afinal, O Que é Controladoria?

A Controladoria é um segmento da Contabilidade ou da Adminstração, podendo ser dividida em Controladoria Administrativa e Controladoria Contábil, mas na prática profissional ambas costumam ficar sob a égide de um único gestor, chamado de controller ou controlador. É uma área de staff, ou seja de assessoria e consultoria, normalmente fora da pirâmide hierárquica da organização.

Com o aumento da competitividade, o avanço da tecnologia, a crescente exigência dos consumidores, entre outros fatores, houve uma mudança no paradigma das empresas exigindo delas uma permanente adaptação a esse novo ambiente.

Diante desse desafio, as organizações devem elaborar um adequado planejamento estratégico que atenda as novas necessidades dos stakeholders (clientes, fornecedores, acionistas, bancos e órgãos fiscalizadores) podendo trazer contribuições valiosas para que as decisões tomadas no presente apóiem as consequências geradas no futuro.

É na gestão dessas situações que está a controladoria, cuja missão é otimizar o processo decisório garantindo informações adequadas aos gestores em busca de uma eficácia gerencial, assegurando a continuidade do negócio da empresa. É importante que o controller conheça bem o ramo de atividade da organização, seus objetivos e metas, assim como também ter conhecimentos contábeis e administrativos. As funções do Controller são: Contabilidade, Fiscal, Financeiro, Custos, Planejamento Tributário, Previsão Orçamentária Anual (Budget), Planejamento Estratégico e Relatórios para tomada de decisões.

A metodologia da controladoria é baseada no processo de controle, através de padrões de qualidade previamente estabelecidos, focado no planejamento e orçamento traçados pela organização. Porém todos os membros da organização devem estar envolvidos, desde os níveis mais altos até os operacionais. Desta forma, a controladoria presta contribuições importantes ao progresso organizacional, possibilitando o equilíbrio da organização diante das dificuldades existentes no seu ambiente operacional.

Primeiramente a controladoria deve definir os padrões de controle e projetar os resultados com enfoque nos objetivos da organização. De modo que não haja excesso, desperdício ou roubo. Desta forma, o controller irá elaborar uma análise comparativa entre os resultados e os padrões de controle estabelecidos, obsevando os desvios, ou seja a diferença entre os resultados e os padrões. Após a verificação dos desvios, elabora-se uma análise da relevância, a fim de apurar se os desvios comprometem os objetivos da organização.

Existe uma classificação dos desvios de acordo com sua relevância (baixa, média e alta) e é através dessa classificação que a controladoria faz sugestões para possíveis soluções dos problemas identificados, repassando para os gestores devidos pela ocorrência do desvio, a partir desse momento, os mesmo são responsáveis pela tomada de decisão.

Contudo, a implantação do processo de controle requer uma mudança cultural no processo de gestão organizacional, é preciso que todos se adaptam a nova filosofia para ser bem sucedida.

Nos dias atuais é imprescindível para uma grande organização um serviço contínuo da controladoria, pois é o setor que detem todas as informações gerenciais da empresa. Planejando, organizando, controlando e dirigindo todos os risco e custos , de forma a maximizar o lucro para garantir o sucesso da mesma.




Ariane Pereira Gonçalves, MBA
Administradora de Empresa
Especialista em Auditoria e Controladoria

3 comentários:

  1. Ariane, você está de parabéns pelo seu blog, está de muito bom gosto.
    Gosto de pessoas determinadas e você com certeza é uma delas.
    Beijos Bianca

    ResponderExcluir
  2. Olá Ariane..em pesquisas pela internet descobri o seu site, pois me interessei pela área, mas tenho muitas dúvidas se realmente devo iniciar uma pós. Terminei o curso de administração e agora pretendo me especializar e realizar alguns cursos, mas estou muito perdida sobre qual rumo tomar. Poderia me ajudar relatando algo sobre sua profissão?Agradeço.
    Rochelle (rochellebusso@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  3. Ariane, primeiramente gostaria de te parabenizar pelo conteúdo do seu blog. Sei que você é do Rio de Janeiro, mas gostaria de saber sua opinião sobre quais são os melhores cursos (nível MBA) de controladoria e auditoria de São Paulo. Caso você ou outro frequentador do blog puder me ajudar, ficarei muito grato!
    Júlio César (julio@hidraulicapotenza.com.br)

    ResponderExcluir