sábado, 31 de janeiro de 2009

Auditoria Sem Mitos

Inicialmente, o trabalho do auditor era feito só por contadores, entretanto, as recentes teorias da Gestão Corporativa são adeptas que o Administrador também possa exercer esta função.
A palavra auditoria etimologicamente origina-se do Latim audire, que significa ouvir, desta forma o auditor deve ter como característica saber ouvir os funcionários da empresa, fazendo um exame cuidadoso e crítico, pois muita coisa é omitida ou é transmitida de uma maneira que não corresponde com as atividades reais executadas, dificultando o trabalho do auditor. Isso se deve ao fato de que muitos desconhecem o trabalho do auditor e os funcionários se sentem vigiados, ficando intranqüilos, pois acham que vão ser prejudicados ou tornar mais burocrática a execução de seu trabalho.
As pessoas de um modo geral, rejeitam a idéia de mudança por exigir uma nova adaptação de algo que já é corriqueiro e até mesmo por medo, pois podem não se adaptarem ao novo e acabarem por ser excluídas.
Esse texto tem como objetivo para aprofundamento do trabalho da auditoria, que deve ser compreendida como um conjunto de ações de assessoramento e consultoria, verificando se as atividades desenvolvidas por uma determinada empresa estão de acordo com os objetivos planejados previamente e se o feedback está sendo o esperado. É através da verificação dos controles internos, baseados em procedimentos já normatizados, que o auditor pode auxiliar a direção na tomada de decisão com maior precisão e segurança. Em geral esse trabalho vem atender os interesses dos stakesholders, ou seja, a parte interessada, os acionistas, investidores, financiadores e inclusive o Estado.
A conclusão da auditoria externa se da através da emissão de um documento formal chamado Parecer da Auditoria, que ao final de um exercício social deve ser publicado junto com as Demonstrações Financeiras ou Contábeis por exigência da legislação. Na interna é através dos relatórios e cartas de controle interno.
Existe a auditoria interna e a externa, sendo que na primeira o funcionário faz parte do quadro da empresa e na segunda é sem vínculo empregatício, apenas um prestador de serviços de forma independente, podendo também ser outsoursing, ou seja, mão-de-obra terceirizada. O auditor interno testa a eficiência dos controles internos, preocupando-se com o desenvolvimento da empresa e o auditor externo verifica todos os registros contábeis estão de acordo com o exigido por lei.
A auditoria deve considerar todos os setores da organização, já que eles se auto-relacionam para formar o sistema maior que é a empresa. É importante trabalhar com as informações projetadas para o futuro, saber quais são seus objetivos para propor mudanças, uma melhor forma de trabalhar reduzindo os custos e agilizando as atividades da organização.
Atualmente, a auditoria externa para uma empresa é uma necessidade exigida por Lei (Sarbanes-Oxley) que obriga todas as empresas com ações na Bolsa de Valores de Nova York a terem controles internos confiáveis e para tal é imprescindível a atuação do auditor, desta forma, o entendimento dos controles internos é essencial para o sucesso de uma organização.
Ariane Pereira Gonçalves, MBA
Administradora de Empresas

Especialista em Auditoria e Controladoria

5 comentários:

  1. muito interessante o post!!

    parabéns!! bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! A visão do auditor, seja interno ou externo, normalmente não é bem visto porque as pessoas desconhecem a real função de um auditor. Na verdade, a auditoria tem um papel importante na empresa para mantê-la em ordem segundo os padrões empresariais e garantir a efetividade dos negócios.

    Gostei do post, achei bem interessante. Achei seu blog no do Tiago (DivulgueArte), te convido também a visitar o meu.

    Abraços,

    Jonathan Marins da Silva
    Diário de um pensador
    http://jonathanmarins.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ariane!
    Recebí no MSN sua msg sobre o blog que vc criou, para divulgar assuntos inerentes às profissões de Administradores e Contadores.
    Espero não vê-la estacionada apenas nessas duas áreas importantes para as atividades de Auditoria e, sim, complementá-las com o Direito e a Economia. Assim, detentora dessas quatro áreas, vc alcançará o nível de Hiper-Auditora.
    Desejo muito sucesso nessa sua empreitada.
    Hoje, estou Tutor dos cursos da FGV/Online. Sugiro que conheça essa "nova" modalidade de ensino à distância. Entre no site da FGV.br/fgvonline e vc terá centenas de opção de cursos à distância.
    Se preisar de algo que estiver ao meu alcançe, conte com o amigo.
    Grande e forte abraço do PC.
    prof_paulooliveira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá gostei muito!!!!

    Estou querendo fazer Auditoria,sou graduada em Administração Financeira.

    ResponderExcluir
  5. Apesar de está muito bom o comentário, creio que exite muita semelhança, neste post, entre Controladoria e Auditoria. No que concerne à controladoria creio que está de acordo com seus preceitos, já a auditoria ficou um pouco a desejar. Creio que o que foi evidenciado no post não seja exatamente o que um auditor labora.

    Bem isso é o que tenho a dizer. Sim, você além de inteligente é muito linda.

    ResponderExcluir